segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Top 11/5 dos Melhores e Piores Hinos do Futebol

Olá, olá, senhoras e senhores! Eu, Cadu Tinoco estou de volta com um post (muito) menos sério que o meu post revoltado sobre o Mundial de Clubes. Hoje vou colocar um pouco do meu eu músico pra trabalhar e escolher os onze melhores e os cinco piores hinos do futebol mundial (logicamente, dos clubes que eu conheço, se houver um hino sensacional de um clube da terceira divisão das Ilhas Faroe eu não posso fazer nada. Mas vamos lá!

O quê faz um hino estar nas minha listas? Diversos fatores. Eu vou (tentar) justificar cada um dessa lista. Mas posso dizer que vai desde gosto pessoal até fatores culturais. E, sob esses quesitos, o nosso colocado número onze e o ponta esquerda do time é:

11- Clube Atlético Mineiro
Eu, como um bom cruzeirense, não quero as maiores glórias para o Galo, mas eu consigo reconhecer o quão incrível é o hino do campeão brasileiro de 1971. Tudo nessa canção me agrada e é um hino que traduz toda a história de um dos maiores clubes do Brasil.




10- Real Salt Lake (Estados Unidos)
A décima posição fica com o único clube da MLS a chegar a final da Liga dos Campeões da CONCACAF. Essa escolha também passa pelo gosto pessoal. Eu curto demais esse estilo de música e vale esse décimo lugar pela voz da vocalista. Sério, eu sonho em ter uma esposa com uma voz assim. Seria um homem completo.



9- F.C. Bayern München (Alemanha)
Superando os meus devaneios de casamento, está o pentacampeão da Champions League e atual campeão mundial. O clube mais vitorioso da Alemanha tem uma canção condizente com seu poder. O hino é muito forte e creio que ouvir algo assim no estádio antes do jogo do time deve dar uma motivação a mais para a torcida.



8- Newcastle United F.C. (Inglaterra)
O hino do clube do norte da Inglaterra é o primeiro que está na lista por um fator que vai além do meu gosto pessoal. Mesmo eu gostando muito dessa canção (sei tocá-la, inclusive), tente escutar a esse hino enquanto vê imagens da cidade de Newcastle no Google. É um inserção cultural que só músicas locais podem proporcionar. Parabéns, Newcastle! O time é fracassado, mas seu hino é uma obra-prima!



7- America-RJ
Um dos clubes mais tradicionais do Brasil e a quinta força do Rio de Janeiro. Esse hino está na lista representando todos os hinos compostos pelo grande Lamartine Babo. Grande compositor das antigas que compôs NO MESMO DIA os hinos de America (que era seu time do coração), Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense e Bangu. Eu hei de dizer que o Rio tem os hinos mais belos do país. O compositor, que torcia para o America, caprichou mais no hino do alvi-rubro da Cidade Maravilhosa.



6- F.C. Barcelona (Espanha)
Quando eu visualizo um torcedor do Barça na minha mente eu penso em um catalão arrogante e pedante. E esse hino me passa a EXATA imagem do Barcelona e de seus torcedores. O clima de realeza dessa canção me faz imaginar um salão real com muitos torcedores do Barcelona bebendo um vinho em uma mesa de janta do tamanho do Camp Nou. Bem, acho que os catalães devem fazer isso mesmo...



5- Liverpool F.C. (Inglaterra)
You Will Never Walk Alone. A música que várias torcidas já se apropriaram mas que nenhuma consegue cantar com tanta paixão quanto a dos Reds. Eu, pessoalmente, não sou o maior fã dessa canção (mesmo sendo apaixonado pelo clube da cidade dos Beatles), mas ela está aqui pelo que a torcida do Liverpool a faz se tornar. Incrível é pouco para descrever essa combinação.



4- Manchester City F.C. (Inglaterra)
Uma versão mais pesada de uma música bem antiga (que foi, inclusive, abertura da novela "O Beijo do Vampiro", quem lembra?) que ficou muito legal! A música tocando antes dos jogos dos Citizens ajuda no clima de força que a torcida deve dar para o time em campo (os petrodólares, nesse caso, também ajudam). Excelente o hino do City.



3- Manchester United F.C. (Inglaterra)
O time vermelho de Manchester está uma posição acima de seu conterrâneo por conta de seu hino ter esse "fator força" muito mais presente. A canção dos Red Devils (que assim, como a do City, é uma versão mais pesada, dessa vez de um canto cristão chamado "Glory, Glory Hallelujah") me faz imaginar um exército a moda antiga, todos vestindo uma farda vermelha e empunhando flâmulas escarlates gigantescas com o belo escudo do maior campeão inglês. Grande clube, grande hino.



2- Aston Villa F.C. (Inglaterra)
Os dois últimos da lista estão nela puramente pelo gosto pessoal e, graças a esse gosto, o hino do clube de Birmingham grante o vice. A canção é emocionante. Me lembra o momento da balada em um show de rock (onde a banda pede para levantar algo que faça luz). A música é um pouco lenta, mas me atinge mais (enquanto canção) do que You'll Never Walk Alone.



1- Borussia VFL 1900 Mönchengladbach (Alemanha)
Uma música no maior estilo Cadu Tinoco. Eu escuto o hino do Mönchengladbach como se fosse uma música da minha banda favorita. A música é um rock animado e com uma energia que conta bastante em um estádio (sim, essa música toca no estádio antes dos jogos do time). Eu tenho vontade de ir em um jogo do Mönchengladbach apenas para ver como a torcida se comporta com uma canção dessas para dar força. Parabéns, Borussia Mönchengladbach! Faz um bom tempo que você não fatura um Campeonato Alemão, mas é o campeão da minha lista.



Agora vamos para o momento das risadas. Vamos tirar sarro dos piores hinos do futebol mundial (de novo, dos que eu conheço)!

5- Wigan Athletic (Inglaterra)
Com quatro hinos entre os cinco melhores, a terra da rainha também tem seu representante entre os piores. Na verdade, o hino do Wigan não é uma música ruim (eu até escuto bastante), mas o começo da canção é peculiar: eles listam os grandes atletas do clube. Bizarro, né não?



4- CRAC-GO
Esse é interessante. O alvi-celeste de Catalão tem um hino bastante bizarro. Além do trecho "eu te amo, meu leão, eu te amo", ainda temos os "lá, lá, lá" adicionados no hino de maneira aleatória. Para completar, temos a voz do intérprete e uma narração antiga durante um trecho do hino. Desculpem, torcedores do CRAC. Simpatizo bastante com o clube, mas é difícil de engolir essa canção.



3- Gil Vicente (Portugal)
Assim como o hino do Wigan, eu gosto da canção. Mas há algo neste hino que eu não aceito: o nome do clube não é mencionado em NENHUM momento da letra. Agora vem a derradeira pergunta: como você define uma marca se o seu próprio hino não menciona sua marca?



2- Goiânia-GO
Eu costumava acompanhar um podcast de música chamado Microfonia. E eles fizeram uma lista dos piores hinos do Brasil. O hino do Goiânia foi o campeão na lista deles. Eu não vou me estender muito nesta canção. Ela está aí embaixo. Escutem e tirem suas próprias conclusões.



1- TP Mazembe (República Democrática do Congo)
Os torcedores do Internacional vão se lembrar bem deste clube. O vice-campeão mundial de 2010 é o nosso campeão dos piores hinos do futebol. Sério, eu não tenho palavras para descrever essa canção. É uma das coisas mais bizarras que eu já escutei e eu mantenho ela no HD do meu computador para disseminá-la para todos que minha casa visitam. As imagens que me vêm a cabeça quando escuto o hino deste clube são tão tensas que se eu relatá-las este post vira uma creepypasta. Parabéns, Mazembe (ou não) pelo pior hino do futebol!




E esse foi o nosso top 11/5! Espero que vocês tenham gostado, apreciado e se deleitado com os bons (e os nem tão bons) hinos mundo afora. Ainda faço um top parecido só com clubes brasileiros e outro com os de países. Obrigado e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário